sobre mim

13.5.20




Olá, sou a Maria José Valinhas!

Moro em Aveiro, terra do vento, do sal e da luz. Nasci num ano especial: a ida do homem à Lua, o festival de Woodstock…

Sou Engenheira do ambiente pela Universidade de Aveiro e a minha vida profissional começou por aqui. Mas a vida dá voltas e fazer o que gosto foi uma oportunidade de mudança.

Atualmente, divido o meu tempo entre maternar três filhas, o meu trabalho na Hortinha da Patela e como formadora de adultos e jovens.

A maternidade mostrou-me novos caminhos na vida. Sou Doula certificada pela Associação Doulas de Portugal e activista do parto humanizado.

Jardinar começou com dois vasos oferecidos por dois amigos há uns trinta anos. Desde ai, de uma forma autodidacta e também com formação avançada (Horticultora pela Royal Horticultural Society), evolui para uma jardinagem sustentável, para a horticultura biológica e para a permacultura com a conquista do Permaculture Design Course (PDC).

A Hortinha da Patela inclui um jardim mediterrânico e uma horta familiar cultivados de modo biológico, 2 m3 de compostagem caseira, 400 l de reaproveitamento da água da chuva e um espaço de partiha e experimentação. Hospedamos também um casal de chapins na bétula e outros ninhos na sebe.

A produção da horta/jardim fornece a maior parte dos legumes e ervas para a minha cozinha onde se confeccionam refeições para 5 pessoas diariamente. Cozinhar é outra das minhas paixões e por isso, inscrevi-me em 2019 no Curso de Cozinha da Escola de Hotelaria do Porto.

Caminho na procura da sustentabilidade/harmonia todos os dias.  Este blog é um registo do meu lifestyle e para mais tarde recordar...

AddThis