Não, não vou falar do Orçamento e blá, blá, blá, blá da crise, blá, blá, blá... Enfim, coisas que nos deitam abaixo e não nos deixam ver outras perspectivas.
Pois, para mim, há sempre um lado escuro e um lado luminoso. Escolhamos o luminoso...
Já há alguns anos que me comecei a interessar pela gestão do dinheiro ou, como agora se diz, pelas Finanças Pessoais. Investi algum tempo e dinheiro para me alfabetizar financeiramente!
Pensando bem, acho que tudo começou assim!
Quem se lembra deste mealheiro?? Lembro-me de tentar tirar as notas lá de dentro com a agulha de tricot da minha mãe. Com os meus pais aprendi a poupar, a comprar somente o necessário e agradeço por essa aprendizagem. Nos tempos da Universidade vivia de um orçamento mensal do qual tentava poupar, para uns livros, para as férias, para pagar o curso de inglês.
Há uns 8 anos comecei a fazer o registo das entradas e saidas mensais numa folha de cálculo Excel, uma espécie de folha de tesouraria. Com o tempo fui melhorando e criei gráficos onde se representava a evolução das despesas e das receitas ao longo dos anos. Com o nascimento da L, a do meio, parei com esta tarefa mensal.
Retomei há 3 anos e após o curso de finanças pessoais da KASH iniciei outra, a dos investimentos e distribuição das poupanças pelos cestos da segurança, reforma e sonhos. Podem saber mais na Kash, a primeira empresa de formação de finanças pessoais em Portugal cujo empreendedor é o Pedro Carrilho, excelente formador e também autor deste livro.
Ao longo do tempo a minha vontade de aprender mais fez-me encontrar outros sitios onde se fala de dinheiro. Eis alguns:
- Pedro e o Blog - as suas finanças pessoais (excelente site com imensas ferramentas de gestão de dinheiro)
- The Scrooge Strategy (dicas de poupança em americano)
- Saldo Positivo (site de literacia finaceira da CGD)
Recentemente, encontrei o Anti Crise Portugal - dicas para ultrapassar a crise, um blog escrito por 11 mulheres onde se misturam dicas de poupança familiar e humor :) Aqui está o tal lado luminoso.
Um dia destes partilho as minhas dicas de consumo sustentável e poupança familiar!
Sou como tu M. gosto de ver o copo sempre meio cheio. Adorei este post, ofereci a uns amigos esse livro no Natal passado, na dedicatória escrevi ".. depois não se esqueçam deste amigo que tanto gosta de vocês..." :) hehehe
ResponderEliminarQuando fui viver para o Porto estava a fazer, como tu, o registo dos nossos gastos com uma folha de cálculo muito boa: BudgetAdvisor
Podes tirar da NET "gratuitamente" e experimentar, é intuitivo e faz gráficos se quiseres.
Obrigado pelos links!
Abraços
Olá, podes mandar o link do Budget advisor? Encontrei mas a pagar depois de 30 dias de teste. Ah, aspecto importante tem de ser software para Mac :) Sou Mac adicted!
ResponderEliminarOlá maria José,
ResponderEliminarMuito bom este seu post!
Parabens.
Rui Esteves
obrigada!
ResponderEliminar