Plantar, reciclar!

30.4.11
 Encontrei uma ideia fantástica para reciclar paletes como floreiras de varanda. Não acreditam? Olhem a foto a seguir:


 A ideia e a foto encontrei neste blog: Life in a Balcony que tem muitas ideias para quem tem pouco espaço.

A primeira impressão é que a palete floreira precisa de atenção quanto à água, terá tendencia a secar. Mas tirando isso, não vejo outro inconveniente. Dará algum trabalho a instalar e será necessário escolher plantas de pequeno porte mas depois será muito agradável de apreciar na varanda. Um pequeno toque de verde mesmo na varanda!

Fiquei com vontade de experimentar para fazer uma floreira de aromáticas para a minha varanda que fica mesmo ao lado da porta da cozinha. Tenho de encontrar uma palete ;)

Transplantar, reciclar!

28.4.11
 Um post da Alexandra Durão onde se mostra muito bem como usar rolos de papel higiénico para sementeiras! Link aqui!

Todos os anos tento as sementeiras mas nem sempre me saiem bem.... Precisam de cuidados, boa luz mas sem muito calor, humidade suficiente, ou seja, cuidados quase diários. No meio da azáfama diária de mãe e profissional escapam-se as sementeiras :(

Cá na Hortinha, também guardamos os rolos de papel para reciclar, bem como as caixas dos ovos (tal como neste blog), ou ainda, as caixas de esferovite onde vem acondicionado o peixe (peço no Continente) ou as caixas de madeira de transporte do vinho. 

Também se pode usar papel de jornal e fazer uns vasos de papel! Encontram-se muitos videos/tutoriais no you tube (paper pots).

(imagem aqui!)

No último Boletim Informativo da Associação de Pais (da qual faço parte) da Escola da L., propusemos fazer um vaso com o boletim para a semente de girassol que oferecemos. 

Aqui ficam as instruções conforme apresentado no Boletim! 







São rosas, senhor!

17.4.11
  (I-Phone, aplicação Hipstamatic)

As 1as rosas da Hortinha da Patela nesta Primavera a espalharem o seu perfume na nossa sala!

Jardim ao natural

8.4.11
O Projecto Jardim ao Natural é promovido pela LIPOR no seu espaço da Horta da Formiga e tem como objectivo alargar a área de agricultura em modo biológico dos 8 Municípios Associados e sensibilizar a população para a manutenção de jardins de forma sustentável.

Quem quiser aderir pode assinar a Carta de Compromisso para o cumprimento das seguintes boas práticas:

- Gerir de forma biológica todo o espaço verde;
- Garantir a reciclagem dos resíduos orgânicos;
- Utilizar composto ou fertilizantes orgânicos;
- Não utilizar pesticidas ou fertilizantes artificiais;
- Favorecer o equilíbrio dos ecossistemas - respeito pelos seres vivos;
- Evitar utilizar matérias de fontes não renováveis.

Um jardim natural além de promover a biodiversidade, a fertilidade e vida do solo e a saúde da  horta e jardim, tornando o espaço mais natural, reduz a manutenção necessária no espaço verde, o consumo de água, as emissões e a contaminação pela utilização de pesticidas e fertilizantes químicos tóxicos.

Apesar de não residir em nenhum dos Municípios associados assinei a Carta de Compromisso pois, na verdade, as boas práticas referidas já são utilizadas na Hortinha da Patela há cerca de 8 anos. Actualmente, quase não tenho pragas e outras pestes nas plantas da Hortinha, todo o ecossistema local está de certa forma, equilibrado. Os melros que controlam os caracóis e lesmas, os estafilinídeos que se alimentam de ovos, larvas e adultos de várias pragas, o composto e o mulching que reduz as perdas de água e a necessidade de rega, as flores comestíveis e não só que atraem polinizadores, ...

Há sempre algumas perdas perdas na horta e jardim mas faz parte do equilíbrio natural! Comer umas folhas de acelga com uns buraquitos mas que são deliciosas faz parte do natural ;)

AddThis