A Primavera espreita na Hortinha!

13.3.14
Estes dias de sol, quentes e secos, cheiram a Primavera e as flores na Hortinha não negam que ela está por ai. As frésias amarelas já abriram com o seu cheiro doce. São das minhas flores preferidas, tanto que faziam parte do meu ramo de casamento. Brancas, claro!  A Magnólia variedade Susan é de porte arbustivo, boa para espaços pequenos. Foi-me oferecida há dois anos pelos antigos colegas do sitio onde trabalhei 12 anos. Este ano nem me lembrei da data em que sai de lá...



A família aproveita os dias de sol para carregar as baterias porque há tanto para fazer. Planear e semear para depois plantar. Já semeei e plantei tanta coisa. Nas fotos: rucula, ervilha de quebrar, rabanetes, coentros, manjericão que afinal era alface (ai, a arrumação das sementes...). Os morangos e os mirtilos em flor já me fazem sonhar com sobremesas fresquinhas e coloridas.









 E na estufa colhem-se bróculos, os mais tenros e macios que alguma vez comi, alfaces, folhas de beterraba, espinafres, acelgas, cenouras, salsa, rucula. Não me canso de repetir como estou feliz com a estufa. Com estes dias de calor já tivemos de colocar uma tela de ensombramento.  Temperaturas de 34 ºC  às 14 h são demais para as sementes!




Cá fora continua-se a plantar no canteiro Hugel Kultur de tudo um pouco, ervilha, alface, cebolas, capuchinha, pelargónio limão, espinafre, beterraba, morango silvestre, acelgas, etc. Cabe lá tanta coisa e por baixo da palha as raizes estão fresquinhas, aguentam bem o calor da tarde. Estamos na fase de experimentação!



 O trator de galinhas já vai  mais adiantado do que se vê nas fotos, falta a rede e o telhado.  Depois partilho toda a construção. Como desta vez a Ajudada foi menos participada, os trabalhos decorrem mais devagar. Também ainda andamos à procura de galinhas de raça portuguesa. Alguma dica?









2 comentários:

  1. Olá Maria José:

    Para raças de galinhas autóctones verifica o site da AMIBA
    http://www.amiba.pt/index.php?idm=12

    Penso que são eles que têm as galinhas em Serralves.

    Abraço

    ResponderEliminar

AddThis