Eu e a bicicleta!

16.8.10
A prenda de anos que tive no meu ano de caloira na Universidade de Aveiro foi uma bicicleta, branca com um cesto metalizado e uma matricula amarela com as seguintes letras: LSD. È, há mais de 20 anos atrás as bicicletas tinham matricula e era necessário uma licença camarária para as conduzir. Foi mesmo a minha primeira bicicleta. As outras duas eram da prima mais velha.
 
Esta bicicleta acompanhou-me todo o tempo de Universidade, usava-a 7 a 8 meses no ano. No resto do ano achava muito frio e ventoso. Foi substituida por uma montain bike que ainda me acompanha actualmente. Bom, com algumas ligeiras alterações, guarda lamas, um guiador e selim mais confortável, uns pneus para terreno misto, uns alforges no suporte traseiro.


Continuo a usar a bicicleta, para passeio e para me deslocar também, embora muito menos do que antes. Com três princesas e a morar fora do centro da cidade não dá para um uso diário. Costumo tê-la comigo no trabalho e quando quero ir tratar de algum assunto no centro, lá vamos nós.

Também faço pequenos passeios com a familia nas redondezas da casa ou passeios maiores quando a familia diminui.

No domingo, 9 de Agosto, fomos até ao Parque de Merendas de Eirol, junto ao Rio Águeda. Pedalamos uns 20 km e fica aqui o meu relato escrito e imagens  a documentar. Depois de escolher o percurso lá fomos nós em direcção da nossa casa até à estrada que liga Aveiro a Águeda (N230). O desvio para o Parque fica depois da Ponte  da Rata, logo à esquerda.

Encontramos muitos ciclistas nesta estrada mas o seu perfil nem por isso é muito amigável para ciclistas. Duas faixas com perfil estreito,  sem bermas. Fora do fim de semana deve ser algo agressivo conduzir a bicicleta neste percurso. Depois de Azurva  encontra-se em paralelo a esta estrada a linha do Vouga. E surpresa!

 Na passagem de nivel com guarda de Eirol encontramos um jardim que se via estimado embora já tivesse passado o seu esplendor de Primavera e se notassem os sinais de final de Verão. Tudo a desatar a dar semente! Encontrei a jardineira que era senão a guarda da passagem. Queixou-se do excesso de  calor e como isso lhe estragava o pequeno jardim.


No Parque de Merendas de Eirol encontramos mesas para piquenique, instalações sanitárias em condições para serem utilizadas e vários pontos de água. Nesta altura do ano, a mata de eucalipto e acácia que prolifera torna o terreno seco e árido, cheio de pó.

O Parque fica numa das margens do rio Águeda mas não se tem acesso, ou melhor, acesso adequado. Os utentes lá foram criando um caminho na pendente da margem mas eu não aconselho, como podem ver na imagem. De acordo com o SNIRH (dados de 2008), a qualidade da água é boa. 
 

 Depois de uma pequena merenda para retemperar forças regressamos a casa. Gostei de pedalar e sentir o vento a refrescar!

1 comentário:

  1. M creio que devias aproveitar a matricula LSD da tua velhinha para a nova. :) Estou a imaginar tu com as malas cheias de flores e a matricula amarela a "saltar" do meio das pétalas multicolores... LINDO!! :)

    Eu também vou aproveitando vir todos os dias trabalhar na minha bicla, mas quando for para Amarante também vou deixar de lado as voltas.

    O parque parece bonito, vou apontar na minha lista!

    Xi grande

    ResponderEliminar

AddThis