O Paulo Guerra dos Santos é o responsável pelo projecto "100 dias de bicicleta em Portugal". O objectivo é mostrar que a bicicleta é um bom meio de transporte. Para isso, o Paulo propôs-se visitar 100 cidades e vilas portuguesas, de norte a sul do país, ao longo de 4 meses, promovendo a bicicleta e a sua utilização como meio de transporte. Partiu de Lisboa no dia 22 de Maio e no calendário já marca o dia 73!
Foi interessante a partilha com o Paulo: os planos do seu projecto, o que corre bem, o que corre menos bem, os contactos com os locais (administração local, instituições, pessoas, etc). Gostei especialmente de saber como muitos concelhos do litoral e não só executaram ou têm em marcha projectos para promover o uso da bicicleta (ciclovias, circuitos pedestres e cicláveis). Surgiram muitas ideias para passeios e para os quais se pode complementar a bicicleta com o comboio ou ainda o ferry. Partilharei aqui alguns desses passeios assim que realizarem!
No dia da chegada do Paulo fomos visitar o Campus Universitário, mostrar as salinas, passar pelo Bairro do Liceu e por ai fora até chegar à freguesia de Santa Joana, onde é a nossa casa. Desta viagem ficou o registo da falta de atenção da Câmara aos utilizadores das bicicletas. Conforme diz o Paulo:
"... Em Aveiro, o número de utilizadores de bicicleta como meio de deslocação é elevado. Gente de todas as idades desloca-se de bicicleta pelo centro da cidade e pelas praias. Dezenas de bicicleta estacionadas e amarradas, ora em local próprio, ora improvisado, ocupam saudavelmente o espaço público. Parabéns aos Aveirenses pelo exemplo que dão ao resto do portugueses espalhados pelo país.
O mesmo não me parece poder dizer da autarquia. Poucas medidas de acalmia de tráfego, ou de promoção da bicicleta são visiveis pela cidade. Parece-me que os responsáveis da cidade vivem encostados ao sucesso mediático das BUGAS, que rapidamente há 10 anos ganhou fama em todo o país. Exemplo disso, é o estado de abandono de algumas ciclovias,..."
Eu, aproveitando o entusiasmo e as férias escolares tenho usado a bicicleta para me deslocar para o meu trabalho. Reduzo a minha pegada ecológica (foot print) e aprecio pequenos detalhes no caminho.E se não fosse de bicicleta concerteza que não tinha reparado neste estendal! Não é uma delicia?
Adorei!!!! O estendal é mesmo uma delicia
ResponderEliminarAs fotos pequeninos também ficaram muito giras!
ResponderEliminarÉ bom passear de bicicleta, mesmo para trabalho... da sempre para dar pontapés nos pedais e se fosse no carro podia ser bem mais perigoso.... Assim, voltamos pra casa mais felizes e aliviados, com mais optimismo e alegria. Todo por uma pequena viagem em cima das duas rodas.
Despeço me com os votos de boa continuação e digo já que vou acompanhar com mais pormenor as varandas que você publicaria no futuro.
Boa noite e ate amanha!