The Divine Comedy!

30.11.10

Excelente concerto no domingo à noite! Neil Hannon no seu melhor!

Coser para vestir!

28.11.10

Ontem, na Retrosaria! Adoro o processo de criação, de ver o fruto do meu trabalho. Estou contente e orgulhosa, saiu-me bem! Agora só falta vestir à I.  :)

DIa de S. Martinho

11.11.10
Ainda há pouco brincava e babava estes brinquedos fofos que foram agora arrumados numa caixa à espera de outros bébés, filhos de amigos,  netos,  sobrinhos....


e já quer comer castanhas e mais castanhas :)


Todos os anos comemos castanhas no dia de S. Martinho. Este ano foi a estreia da I., 20 meses e um grande apetite por castanhas. Os primeiros anos passam depressa e a I. já brinca assim!


Inspirações de Outono!

10.11.10

Para mim, o Outono é tempo de virar para dentro, a preparar para a hibernação do Inverno!

Anti-crise ou melhor No poupar é que está o ganho!

9.11.10
Não, não vou falar do Orçamento e blá, blá, blá, blá da crise, blá, blá, blá... Enfim, coisas que nos deitam abaixo e não nos deixam ver outras perspectivas.

Pois, para mim, há sempre um lado escuro e um lado luminoso. Escolhamos o luminoso...
Já há alguns anos que me comecei a interessar pela gestão do dinheiro ou, como agora se diz, pelas Finanças Pessoais. Investi algum tempo e dinheiro para me alfabetizar financeiramente!

Pensando bem, acho que tudo começou assim!


Quem se lembra deste mealheiro?? Lembro-me de tentar tirar as notas lá de dentro com a agulha de tricot da minha mãe. Com os meus pais aprendi a poupar, a comprar somente o necessário e agradeço por essa aprendizagem. Nos tempos da Universidade vivia de um orçamento mensal do qual tentava poupar, para uns livros, para as férias, para pagar o curso de inglês. 

Há uns 8 anos comecei a fazer o registo das entradas e saidas mensais numa folha de cálculo Excel, uma espécie de folha de tesouraria. Com o tempo  fui melhorando e criei gráficos onde se representava a evolução das despesas e das receitas ao longo dos anos. Com o nascimento da L, a do meio, parei com esta tarefa mensal. 

Retomei há 3 anos e após o curso de finanças pessoais da KASH iniciei outra, a dos investimentos e distribuição das poupanças pelos cestos da segurança, reforma e sonhos. Podem saber mais na Kash, a primeira empresa de formação de finanças pessoais em Portugal cujo empreendedor é o Pedro Carrilho, excelente formador e também autor deste livro.



Ao longo do tempo a minha vontade de aprender mais fez-me encontrar outros sitios onde se fala de dinheiro. Eis alguns:


Recentemente, encontrei o Anti Crise Portugal - dicas para ultrapassar a crise, um blog escrito por 11 mulheres onde se misturam dicas de poupança familiar e humor :) Aqui está o tal lado luminoso.

Um dia destes partilho as minhas dicas de consumo sustentável e poupança familiar!

Aveiro, Avenida e Autarquia :(

5.11.10
Os pássaros nas árvores da Avenida nos dias de Outono são das melhores lembranças que tenho da Avenida Loureço Peixinho quando rumei a esta cidade para estudar na UA, já lá vão 23 anos... Nessa altura, todos os dias cruzava esta Avenida a caminho de casa ou da Universidade, agora circulo por outras bandas. Mas sempre gosto de aproveitar um final de dia de Outono para ouvir a passarada a chilrear nas árvores. Agora tudo mudou! 


Foram-se as árvores no meio do silêncio do executivo camarário que anda de costas voltadas para os cidadãos. Neste e outros assuntos, como o Parque da Sustentabilidade, como a via no meio do Barro do Alboi.... 

 
 



Deixo aqui uma cópia de um artigo de opinião do meu amigo e colega José Carlos Mota publicado no blog dos Amigos D'Avenida, movimento que estimula reflexões sobre o futuro da cidade.

".......

O silêncio sobre os choupos
O silêncio da autarquia sobre o abate dos choupos da Avenida é algo difícil de perceber.
Estamos em presença de uma intervenção que causa um enorme impacto na cidade e deveria ser bem explicada aos cidadãos para evitar as críticas e receios que suscitou (ver os comentários no Facebook dos Amigosd'Avenida - http://www.facebook.com/amigosdavenida).
Mas não foi por falta de aviso. Os Amigosd'Avenida sugeriram, por várias vezes, uma explicação pública sobre a intervenção que acabou por nunca ocorrer.
Aliás, não se percebe o 'receio' em prestar explicações sobre a intervenção, sobretudo tendo disponível a competência e o conhecimento técnico (a nível interno e externo).
Para além das reticências sobre a pertinência e oportunidade do abate dos choupos, o JN publicou hoje uma notícia (http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/566286.html) que acrescenta dúvidas sobre o futuro da intervenção, em particular sobre a escolha da espécie a plantar ('serão os castanheiros da índia, que temos junto à estação, a espécie adequada?').
Era oportuno que a CMA respondesse a todas as dúvidas e que ponderasse bem a restante intervenção.
Relembro que os Amigosd'Avenida alertaram para a necessidade de articular o esforço de plantação com o exercício de planeamento da Avenida que se iniciou há dois anos atrás.
O pior que poderia acontecer era que houvesse uma precipitação na intervenção para responder ao alarido público que a falta de explicação provocou.
Finalmente, era importante que se retirassem alguns ensinamentos sobre tudo isto. O principal é a necessidade urgente de criar um canal de comunicação com os cidadãos sobre vários projectos relevantes da cidade..."
 

 
 

RTP - REGRESSO AO CAMPO

1.11.10
RTP - REGRESSO AO CAMPO

Já em Julho tinha falado sobre este documentário da RTP que tinha passado em Maio. Voltou a passar hoje. Será alguma forma de cativar gente para o interior de Portugal, para o nosso pais desnivelado?? Alguma medida anti-crise?  Seja como for, continuo a recomendar a sua visualização.

AddThis