A arte de não fazer nada!

4.2.14
Os italianos chamam-lhe o "dolce fare niente", em alguns dicionários o significado é ócio, descanso, sossego... Para alguns é preciso, para outros é preguiça! Para mim ...  é complicado.

Sou mulher do fazer (já repararam que faz parte da organização do blog?), sou a formiguinha e custa-me ser a cigarra. Pior, faz-me confusão ver os outros que me rodeiam ser a cigarra. E, às vezes, zango-me com isso... Humpf!

Mas o que é isso de não fazer nada?? ficar quieto sem mexer e limitar os pensamentos ao máximo? ficar à frente da lareira a lagartar e a ver um filme? ficar no quentinho da cama a ler ou ouvir música? ler aquela história grande à mais nova?

Para  mim, às vezes é fazer o que me apetece como o sábado passado em que sai de casa às 11 horas e só regressei às 18 horas. Sai com a mais nova e quebrei com a rotina de fazer ao fim de semana o que não se tem tempo na semana na casa e na hortinha. Fui almoçar a pizza preferida há 25 anos, fui folhear os livros na livraria, dei um saltinho aos saldos e encontrei a um preço muito bom aquela carteira sonhada há dois meses e ainda fui dar meia de conversa e não de agulhas ao encontro mensal de tricot das Tricotadeiras. Eu e a I. chegamos contentes a casa, o nosso dia correu tão bem.
Outras vezes, é o corpo que pede e fica doente como a dizer: fica quieta. Nem sempre me dou conta que precisamos de dar tempo para interiorizar emoções, sentimentos. E é nessa altura que aparece aquela dor inflamatória no joelho que me limita/impede de fazer e só me resta render-me a mim mesma e confiar que a família segue com a sua vida mesmo sem a mãe a controlar ;)
Nestas alturas lembro-me das doenças das crianças que surgem agudas, com febres altas que as fazem parar e quando tudo passa,  deram um salto de crescimento, no tamanho e na atitude.

E para vocês, o que é não fazer nada?


3 comentários:

  1. eu tb não consigo não fazer nada. e acho que o exemplo de passear e fazer coisas que gostamos, não é não fazer nada. é fazer coisas do lazer, mas ainda assim fazer. tenho o exemplo cá em casa do meu marido, que quando se sente cansado é capaz de se sentar e dormir 10 minutos. eu não! acho isso surreal...chegar ali, fechar os olhos e desligar em dois segundos. no fundo eu adorava saber não fazer nada. fechar os olhos e ficar a pensar em coisas banais, sem planos nem organização mental...seria possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvia, possivel é! já pratiquei meditação e ai só te focalizas em esvaziar a mente usando uma imagem, um som, mantra. Quanto ao teu marido, o meu faz igual, é coisa do homem. Eles sabem melhor respeitar os seus limites do que nós, mulheres mães! Quando estudava também fazia isso, dormia 15 minutos à tarde e voltava ao estudo. Depois fui mãe... :)

      Eliminar
  2. Eu entendo o meu corpo e sei quando devo parar. Consigo dormir esses 10 a 15 mn. Muitas vezes faço-o no carro, depois do almoço. Para mim isso não é "não fazer nada", é uma paragem obrigatória. Consigo relaxar fazendo coisas tais como ler, tricotar ou andar a pé sem destino. Para mim isso é não fazer nada - usar o tempo em proveito próprio, de uma forma quase egoista.

    ResponderEliminar

AddThis