Este é o primeiro morango que amadureceu na estufa. Muitos mais vêm a caminho. São 25 pés de morangos da variedade San Andreas, remontante (designativo da planta que floresce sem cessar durante toda a estação própria, ou cuja floração se repete várias vezes no ano - em Infopédia), ou seja, vamos ter morangos desde Abril até Setembro/Outubro.
Porque era uma ocasião especial o morango foi partilhado por todos na família. A apreciação foi boa mas todos concluímos que precisa de mais sol para ser mais doce.
Vai ser bom ter morangos em que posso confiar já que os se compram agora importados de Espanha vêm carregados de produtos químicos (fertilizantes, pesticidas). Deixo este link para um artigo onde refere a importância da origem biológica em alguns alimentos.
Ajudada e espiral de aromáticas
24.3.14
A minha paixão pelas aromáticas já tem muito tempo. Mas antes de fazer um curso de 18 horas em 2006 com o Luis Alves do Cantinho das Aromáticas usava pouco mais que a salsa, coentros, louro e hortelã e talvez o manjerico e manjericão. Depois aprofundei, aprendi e experimentei muito. Hoje tenho cerca de 40 plantas aromáticas e medicinais (PAM), uma lista sempre a crescer, e não imagino a minha vida sem elas.
No projecto de Permacultura da Hortinha não podia faltar uma espiral de aromáticas. Deixo a imagem seguinte que ilustra bem o conceito, consegue-se um aumento de área de produção e um microclima para diferentes necessidades de luz e água para vários tipos de plantas.
Podem usar-se muitos materiais na construção da espiral como tijolos, telhas, pedras, troncos, adobe, garrafas, etc. Como a ideia é reutilizar vamos usar troncos e ramos das nossas árvores e garrafas de vidro. Deixo mais imagens inspiradoras:
Espiral de aromáticas no Espaço Compasso, Porto |
Espiral de aromáticas no Espaço Compasso, Porto |
No próximo sábado vamos começar a preparar a construção da espiral de aromáticas com o planeamento no espaço e a escolha de aromáticas. Também vamos transplantar e multiplicar por estacaria e divisão algumas das plantas aromáticas da Hortinha. Como precisamos da vossa ajuda organizamos uma nova Ajudada ou no conceito de permacultura, um Permablitz.
Então, venham aproveitar um dia de Primavera, aprender sobre aromáticas e apareçam no sábado, 29 de Março, para a Ajudada na Hortinha da Patela das 10h às 17h. O almoço será em formato cada um traz o seu e partilha mas nós damos a sopa e o chá.
No momento da chegada apresentarei o design do projecto da Hortinha da Patela. Os trabalhos previstos são:
- Planeamento da espiral de aromáticas
- Transplantação e propagação de aromáticas por estacaria e divisão
- Preparação do local de construção da espiral
Todos são bem-vindos mas de forma a rentabilizar os trabalhos é necessário fazer inscrição que será limitada a 10 ajudadores. Os ajudadores podem trazer a família, as crianças são bem vindas.
Inscrições para maria@mjvalinhas.com/965615501.
A Primavera espreita na Hortinha!
13.3.14
Estes dias de sol, quentes e secos, cheiram a Primavera e as flores na Hortinha não negam que ela está por ai. As frésias amarelas já abriram com o seu cheiro doce. São das minhas flores preferidas, tanto que faziam parte do meu ramo de casamento. Brancas, claro! A Magnólia variedade Susan é de porte arbustivo, boa para espaços pequenos. Foi-me oferecida há dois anos pelos antigos colegas do sitio onde trabalhei 12 anos. Este ano nem me lembrei da data em que sai de lá...
A família aproveita os dias de sol para carregar as baterias porque há tanto para fazer. Planear e semear para depois plantar. Já semeei e plantei tanta coisa. Nas fotos: rucula, ervilha de quebrar, rabanetes, coentros, manjericão que afinal era alface (ai, a arrumação das sementes...). Os morangos e os mirtilos em flor já me fazem sonhar com sobremesas fresquinhas e coloridas.
E na estufa colhem-se bróculos, os mais tenros e macios que alguma vez comi, alfaces, folhas de beterraba, espinafres, acelgas, cenouras, salsa, rucula. Não me canso de repetir como estou feliz com a estufa. Com estes dias de calor já tivemos de colocar uma tela de ensombramento. Temperaturas de 34 ºC às 14 h são demais para as sementes!
Cá fora continua-se a plantar no canteiro Hugel Kultur de tudo um pouco, ervilha, alface, cebolas, capuchinha, pelargónio limão, espinafre, beterraba, morango silvestre, acelgas, etc. Cabe lá tanta coisa e por baixo da palha as raizes estão fresquinhas, aguentam bem o calor da tarde. Estamos na fase de experimentação!
Jacintos!
5.3.14
Lembram-se dos presentes que foram feitos nas Oficinas de Natal? Recebi duas fotos onde se podem ver os jacintos em flor e que fizeram muito felizes as presenteadas. É um orgulho ver como o nosso trabalho se desenvolve e floresce.
Adoro bolbos de jacintos e todos os anos os coloco ou na água ou na terra. São o anúncio de dias mais quentes e luminosos!
Aqui fica a ficha deste bolbo: (retirado deste post do blog: "Um jardim para cuidar")
Hyacinthus orientalis
Família:Liliaceae
Origem:África, Europa e Ásia
Nome vulgar: Jacinto
Ciclo de vida: Herbácea bolbosa
Propagação: Bolbo
Época de plantação: Outono- Inverno
Floração: Inverno- Primavera
Cor: Roxa, branca, cor-de-rosa muito perfumada.
Altura: 15- 20 cm
Distância de plantação mínima: 10- 15 cm
Condições de cultivo:Sol, meia sombra. Solos leves e bem drenados quando em vaso convém adicionar areia e matéria orgânica.
Utilização:Relvados, bordaduras, canteiros, vasos, floreiras, interior.
Manutenção:Regar moderadamente. Quando acabar a floração cortar a haste floral deixar secar as folhas, remover os bolbos e guardá-los em local fresco e seco.
Ajudada e Trator de Galinhas!
4.3.14
No projecto de Permacultura da Hortinha não podia faltar um trator de galinhas. A imagem seguinte ilustra bem os beneficios de ter galinhas e acrescentava os ovos. Numa família grande como a nossa, os ovos são muito bem vindos.
Inspirados em muitos modelos de tratores encontrados na net decidimos reaproveitar o velho baloiço cá de casa que já ninguém usa e convertê-lo no trator. O modelo final ficará algo parecido com este projecto do Ricardo Marques. Encontramos alguns blogs e imagens de pessoas que tiveram a mesma ideia. Aqui fica uma:
Para o próximo domingo prevê-se um dia sem chuva, um dia de Primavera e queremos construir o nosso trator de galinhas. Como precisamos da vossa ajuda organizamos uma nova Ajudada ou no conceito de permacultura, um Permablitz.
Ajudada é: Auxílio, que a um agricultor dão muitos outros, em qualquer trabalho de campo.
Dado que este projecto se baseia na Permacultura também lhe podemos chamar Permablitz que se pode definir como um encontro informal em que um grupo de pessoas se junta com o objectivo de criar jardins comestiveis, partilhar conhecimentos relacionados com a permacultura e estilo de vida sustentável, criação de comunidade e claro está, divertir-se!
Então, venham aproveitar um dia de sol a cheirar a Primavera e apareçam no Domingo, 9 de Março, para Ajudada na Hortinha da Patela das 10h às 17h. O almoço será em formato cada um traz o seu e partilha mas nós damos a sopa e o chá.
No momento da chegada apresentarei o design do projecto da Hortinha da Patela. Os trabalhos previstos são:
- Construção e plantação de trator de galinhas.
Todos são bem-vindos mas de forma a rentabilizar os trabalhos é necessário fazer inscrição que será limitada a 10 ajudadores. Os ajudadores podem trazer a família, as crianças são bem vindas.
Inscrições para maria@mjvalinhas.com/965615501.
Bolbos!
3.3.14
Subscrever:
Mensagens (Atom)