Passeio de Reconhecimento de Plantas Medicinais na Mata da Moita

14.4.14
No passado domingo lá fomos a uma actividade à Quinta Ecológica da Moita. Um programa interessante com a Fernanda Botelho de quem já falei aqui. Embora já conheça algumas das plantas da Mata da Moita e outras pela agenda deste ano é sempre bom ver ao vivo e ouvir a voz da experiência. As ervas silvestres são um recurso importante quer para a nossa saúde quer para o nosso prato!
.
 Depois da apresentação lá seguimos para a Mata com a máquina fotográfica ao ombro. A ideia era tirar muitas fotos mas a vontade de ver, ouvir e disfrutar fez-me esquecer da máquina. Para preparar para o caminho ainda se passou pela casa de banho seca, lembram-se deste meu projecto? Desta vez já tinha um belo cartaz com as instruções para uso.






 Esta foto é de morugem (Stellaria media), "erva daninha" comestível.
 Também encontramos miosótis que estão floridos nesta época do ano. E apanhei a Fernanda nas fotos das plantas silvestres que ia encontrando.

 E esta planta é a erva das setes sangrias (Lithospermum diffusum) que tem propriedades medicinais relacionadas com o nível do colesterol.
Olha nós no passeio a ouvir falar de saramagos. A foto é da Fernanda Botelho.
Já no final do passeio a Ana Jervis, coordenadora das actividades da Quinta, falou-nos do apiário pedagógico da Quinta da Moita. A Ana é amiga e companheira no Aveiro em Transição. Foi bom ouvi-la falar das abelhas, fiquei com vontade de saber mais.

Foi uma tarde de domingo bem passada e a descansar da actividade da Hortinha da Patela.

2 comentários:

  1. Olá Maria João :)
    Tenho uma dúvida em relação ao wc seco. A urina vai para um recipiente à parte? Não é tudo feito no mesmo? E o papel, também colocam? É biodegradável?
    É que eu não tenho feito assim...
    Beijinhos
    Paula
    (Trumbuctu)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula, as fezes e a urina vão para o mesmo depósito, o desenho parece-me que induz em erro. O papel também vai junto. Tenho visto e usado wcs onde o papel é colocado à parte e outros onde se coloca junto. Neste caso estou para ver como vai correr quando o depósito ficar cheio. Espero ter ajudado. Beijinhos, Maria José

      Eliminar

AddThis