Retrosaria e afins!

29.7.10
Há cerca de 15 dias numa visita de trabalho a Lisboa encontrei um bocadinho de tempo para visitar a Retrosaria. Segui as indicações do Google maps e lá encontrei o prédio e a escadaria que me levaria ao 2º dto.


Gostei de conhecer ao vivo a loja que já conheço on-line. Gostei de rever a Rosa Pomar e conhecer a sua familia. Fiquei por ali uma hora a folhear os livros, a ouvir as crianças a brincar  e a pensar nas minhas  e de como as brincadeiras de meninas são parecidas, a apreciar os detalhes, a deliciar-me com tudo que ainda não conhecia. Trouxe um fazedor de pompoms e um tapete de corte da Olfa. Parabéns pelo espaço!


Almocei logo ali perto neste restaurante. Foi agradável o almoço!


Gosto de visitar Lisboa e passear a pé, neste caso, pelo Bairro Alto e Chiado.


E por falar em Retrosaria (loja onde se vendem objectos e outros para Costura), deixo dois links para dois tutoriais que acho interessantes e úteis. Só me falta tirar o pó à máquina de costura... E vocês?

Patchwork - passo a passo da Rita;

Snack bags da Amy Karol.

Céu de Fogo!

28.7.10

Ontem, o dia acabou assim!
Num céu de fogo num dia onde as temperaturas máximas atingiram os 37,5 ºC em Aveiro.
Onde os fogos florestais grassam no distrito e ameaçam casas e bens.
Onde o valor mais elevado de ozono foi registado na estação da Teixugueira, em Estarreja, entre as 14:00 e as 15:00 (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro). Uma concentração média horária de 255ug/m3  de ozono (microgramas de ozono por metro cúbico de ar), que ultrapassou o valor limiar de alerta da população, ( 240ug/m3).




Acima de certos níveis de concentração, o ozono troposférico prejudica a vida das plantas e das árvores. Algumas espécies, como o espinafre, o tomate e as sementes de leguminosas, são especialmente sensíveis. As plantas danificadas desenvolvem rapidamente manchas castanhas que posteriormente amarelecem nas superfícies superiores das suas folhas. Anualmente, o ozono pode causar danos económicos em resultado de culturas perdidas. Também provoca a queda prematura das folhas das árvores e reduz as taxas de crescimento. (Fonte: APA)


Regresso ao Campo - Quinta das Mogas

14.7.10
Conheci o João e a Antónia, proprietários da Quinta das Mogas, num workshop da Horta da Formiga. Trocamos contactos e falaram-me do seu projecto de regressar ao campo. Vou seguir o projecto pelo blog e não só! Espreitem!

Por falar em Regresso ao Campo, recomendo este documentário da RTP, que passou em Maio.

Compostagem caseira!

9.7.10
Workshop na Hortinha da Patela 


Datas: 17 de Julho (Sábado, das 15h às 18 horas)

Workshop prático onde se aprende a transformar os desperdícios do jardim e os restos de preparação da comida em casa em composto (adubo natural) para utilizar no jardim e/ou horta.

Conteúdos:

O que é a compostagem?
As suas vantagens
Os materiais usados
Factores que influenciam o processo
A escolha do compostor e do local
A aplicação do composto
Maos à obra: vamos fazer o composto! 

Mais informaçoes aqui!

1º banho de mar!

8.7.10
Hoje tomei o 1º banho de mar na praia da Costa Nova!
Três mergulhos revigorantes às oito horas, no final do dia. Uma hora fantástica e na qual nem sempre é possivel tomar banho não fossem as temperaturas altas  que se fazem sentir por todo o Portugal Continental.

Tirando uns pescadores não estava mais ninguém na praia, o responsável seria concerteza o jogo entre a Alemanha e a Espanha.  Adoro a praia assim, sem nortada e sem gente, com a luz do fim do dia. Hoje estou assim!


Feira do Mirtilo - Sever do Vouga

5.7.10
Este fim de semana fomos à Feira do Mirtilo. É a 3ª edição e acontece no Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga. Gostei da visita, gostei do Parque e do seu projecto paisagistico, encontrei amigos que também estavam de visita e claro, comi mirtilos!


Ficam uns dados interessantes sobre o mirtilo na região (fonte: Mirtilusa)

 A área geográfica de produção de mirtilo abrange alguns concelhos do médio Vouga, tais como Viseu, Sever do Vouga (mais apto), Águeda e Albergaria-A-Velha. A empresa Mirtilusa é composta actualmente por 85 produtores de mirtilo dos quais 48 são sócios. As variedades que melhor se adaptaram às condições locais foram; Bluecrop, Duke, Goldtraube, O'Neal, e Vougablue.

A produção de mirtilo tem vindo a aumentar de ano para ano, tendo chegado às 51 toneladas na campanha de 2009 da qual 90% foi vendida para o mercado externo (Bélgica, França e Holanda) e 10% para o mercado nacional. Isto deve-se ao aumento da área cultivada que neste momento tem cerca de 23 hectares. Outro factor que contribui para este aumento de produção são os anos de cultura, uma vez que a produção máxima atinge o seu auge depois dos 6/7 anos de idade. 
 

E ainda os beneficios do mirtilo na nossa nutrição:

  • Antioxidante
  • Reduz o colesterol
  • Impede infecções urinárias.
  • Memória e coordenação motora.
  • Visão. 
Comprei uma planta de mirtilo, ainda não sei bem onde a vou plantar na Hortinha da Patela. Alguma sugestão?? Depois conto!

Entrevista inspiradora!

2.7.10
Nas minhas leituras do Público virtual, por vezes encontro material muito interessante. Desta vez, foi uma entrevista a Alfredo Casimiro, Director Executivo da Urbanos. Esta foi eleita a  melhor empresa para trabalhar em 2010. A entrevista apareceu na Pública do dia 27 de Junho.

AddThis