Tons de rosa!

30.1.14
Os meus dias nem sempre são rosa mas no meu jardim os tons que anunciam a Primavera são rosa. Rosa de jacinto, rosa de bergénia! Quando estas flores aparecem sinto uma esperança secreta na Primavera que tudo faz renascer. Ela virá por ai e nessa altura espero ter a Hortinha pronta para a receber.

Por aqui, afina-se o desenho do projeto da Hortinha, mais medições e ajustes no papel, planeiam-se as tarefas e a sua programação (ah! que dor de cabeça...), calcula-se quantidade de material, visualiza-se e sonha-se!

Estão curiosos? Fiquem por ai que logo, logo partilho. Ah! vou precisar de gente com vontade de pôr as mãos na terra. Posso contar com a ajuda? :)



Organizar fotos e as tags

13.1.14
Uma forma de visualizar os anos passados é olhar para as minhas fotos. Desde que tenho um Mac uso o IPhoto para organizar as fotografias. Este aplicativo organiza as fotos por eventos, que não é mais do que organizar por datas das fotos. É possível ainda dividir eventos, se por ex., no mesmo dia tiver uma festa de manhã e à tarde for dar um passeio posso separar as fotos e catalogá-las com nomes diferentes. Desta forma posso ver quais os momentos relevantes no ano que passou. Gosto de pensar no passado em momentos de celebração, as festas que marcam o passar das estações, as férias, aquele aniversário, o concerto especial, etc.

Em 2013, colecionei cerca de 3 000 fotos em 100 eventos. O número de fotos é já depois  de alguma selecção por qualidade, interesse, repetição, etc. Feitas as contas dá cerca de 8 fotos por dia. Viva o digital!

Já no ano passado reparei que, se não colocasse tags nas fotos, demorava muito tempo à procura daquela foto de planta ou de um cogumelo, ou aquele sorriso, ou aquele olhar da janela preferida da casa. Este ano está decidido além de catalogar por eventos, vou colocar tags em cada foto. Já comecei e facilita muito o processo de pesquisa. Algumas das minhas tags mais usadas são: hortinha, estufa, os nomes das filhas, propagação, suculentas, aromáticas. Dá para ver os meus interesses, certo? E vocês, como organizam as vossas fotos?





Coimbra em dia de Inverno!

8.1.14
Mudar o quotidiano, a rotina, estar em sitios novos tem destas coisas, um olhar novo na minha objectiva. No caminho para o trabalho, da estação lá para o alto de Coimbra, relembrei caminhos antigos dantes usados para ver os Encontros de Fotografia onde vi excelentes fotos de Robert Frank, Joel-Peter Witkin, Paulo Nozolino, Jorge Molder, Daniel Blaufuks, entre outros. 










Doce doula!

7.1.14
Sou doula, acompanhei muitas mulheres no seu percurso de nascimento de mães e família, tenho 3 histórias de parto diferentes. E por minha experiência e pelos olhos e boca de outras mães sei como é IMPORTANTE uma experiência positiva e enriquecedora no parto. Aquela experiência que nós revemos como num filme cada aniversário que passa e suspiramos de coração cheio. Esta felicidade cria um vínculo apaixonado entre mãe e bébé, a criação de boas fundações para o futuro.
Acompanhei a Marta Marinho e o Paulo Couto no seu crescimento como família, nos seus temores do parto, nas suas vontades e indecisões, na sua coragem de reclamarem os seus sonhos. Foi um encontro feliz e fico derretida com as palavras da Marta no seu perfil do Facebook.
Marta Marinho "...É bom fazer parte do grupo de mulheres que teve uma experiência maravilhosa no parto, por isso irei sempre dar o meu testemunho, para que outras mulheres procurem esta felicidade. E para quem quiser o apoio incondicional de uma doula, têm a Ana João Carvalho e também a doce Maria José Valinhas, duas mulheres maravilhosas que eu conheci nesta viagem maravilhosa..."

(Marta Marinho e filha, foto de Paulo Couto)
Obrigada por me deixarem fazer parte da vossa Viagem, eu só fui uma espécie de GPS que deu umas pistas, vocês é que assumiram o caminho de encontro aos vossos sonhos e vontades. Bem hajam!

Domingo na estufa!

7.1.14
E depois de um temporal nada melhor que aproveitar uma aberta para estarmos cá fora. Todos gostamos dos breves raios de sol, a I. e a gata Missy que se regalou no calor da estufa.



 Finalmente acabamos de montar as bancadas para a propagação de plantas e viveiros e já iniciei os trabalhos com as suculentas e algumas aromáticas. As suculentas são umas plantas surpreendentes. Esqueci-me de umas folhas de Graptopetalum e eis que começam a surgir novas plantinhas no calo, local de cicatrização após ter caido da planta mãe. Na foto seguinte podem ver como ficarão daqui a algum tempo. Sempre que posso gosto de aumentar a colecção e podem ver as três novas suculentas da Hortinha. Agora tenho de lhes encontrar o nome, tarefa nem sempre fácil. Foi um domingo feliz na estufa! 





Oficina de Partilha de Saberes

5.1.14
É já amanhã, mais uma Oficina de Partilha de Saberes, a primeira de 2014. Nesta não vou poder comparecer mas o tema é mesmo interessante. Fica aqui o desafio, apareçam!


Noite de temporal!

4.1.14
Esta noite dormi mal! Não porque a única filha em casa me acordasse mas porque o danado do temporal me criou ansiedade toda a noite. 
A I. foi passar a noite a casa de um amiguinho (obrigada, Mãe Galinha!) e nós fomos namorar, estar juntos sem preocupações de horários e cuidados.  Já repararam no preparo da rapariga toda aperaltada e de mochila às costas!
Desde que a I. nasceu que nunca mais dormimos sozinhos na casa e não é que tinha de ser esta noite que todo o vento e chuva e trovoada e granizo tinha de se abater sobre Aveiro. E a minha preocupação com a estufa.... Cada vez que o vento ou a trovoada me tiravam do sono leve lá ia eu espreitar da janela a estufa. Portou-se maravilha, é o que vos digo!
Mas a chuva atirada na horizontal pelo vento entrou na clarabóia, corre a ir buscar o balde. Ah! e também temos uma infiltração num arrumo do rés do chão, umas pingas teimosas que surgem duma rachadela no tecto que fica por baixo da floreira que existe ao longo da casa. Mais baldes, mais panos! Toca a cortar alguns arbustos e isolar a floreira da chuva com sistema de plásticos, fita e telhas. Só espero que resista às próximas chuvadas e que a terra da floreira não fique mais encharcada para ver se para de pingar no arrumo. Não sei mas prevejo muita chatice neste assunto...

Para me alegrar encontrei este cogumelo no jardim, Lepista nuda, comestível. Mas este poupei-o para espalhar os poros na maturidade e ter mais cogumelos destes.

Este inicio de 2014 está a meter água, parece-me a mim. De cada vez que falo com alguém também andou de baldes e bacias a aparar água na casa. E a Praia da Barra que o mar levou... estes temporais estão cada vez mais intensos, alterações climáticas???

2014 - dia 1!

1.1.14









No 1º dia do ano dormiu-se até tarde, fui mimada com um serviço de pequeno almoço e tive companhia, espreitei o novo dia, experimentei um novo sabonete, mimo de uma amiga, e depois de um almoço tardio (brunch...) fui espreitar as cores do jardim no meio do dia cinzento.

Mesmo no meio da chuva que teima em cair e do vento que me deixa meio zonza, as cores do jardim chamam-me, os amarelos, os cinzentos, as flores vaidosas, os mirtilos que parecem dormir. E eu, para dar cor ao dia usei um baton novo antes de ir dar meia dúzia de conversa à casa de amigos. Que tal?

AddThis