E nas primeiras horas de Verão sou brindada com duas prendas da Mãe Natureza: a linda papoila de jardim que dura um dia depois de abrir e agora, à noite a apanhar ar fresco (bem fresco, diga-se de passagem!) encontrei um par de pirilampos! Obrigada!
MOUVA - Mercado de Objectos Usados, Víveres e Artesanato
6.6.11
O Domingo foi dia de feirar!!
Agarramos nas coisas que a família já não precisa e fomos vendê-las na MOUVA (Mercado de Objectos Usados, Víveres e Artesanato), na Palhaça em Vagos. Já tinhamos experimentado em Maio mas o S. Pedro espantou-nos com um belo dia de chuva.
Também levamos umas coisinhas da Hortinha da Patela, uns limões para limonada, umas aromáticas e uns excedentes de sementes espontâneas como a calêndula.
Foi um dia muito bem passado, muito calor, muita brincadeira das crianças, conversa com amigos e outros feirantes e ... trouxemos menos umas quantas coisas para casa. Como soube bem ver a mala do carro mais vazia e o tilintar das moedas (e notas) na caixa.
O rendimento é para o mealheiro do nosso projecto de viagem à Eurodisney. Poupamos todos para juntar dinheiro para viajarmos até ao parque da fantasia. As principais entusiastas são elas, claro. E desta forma, sempre conseguimos ensinar-lhes umas noções de finanças pessoais e não só, como consumir menos, como reutilizar, reusar e ainda como é divertido passar o dia ao ar livre.
No fim , fomos todos votar, quer dizer, elas foram ver como é. Sempre querem saber em quem votamos e fazem muitas perguntas sobre quem ganha e não ganha! Reparem como estavam divertidos!
O V feito pela H. é mesmo de vitória. Vitória porque espantámos este governo PS! A ver como se comportam os senhores que se seguem...
Tílias
4.6.11
As tilias estão em flor. Apercebi-me disto ao passar na Avenida das Tílias no Parque Infante D. Pedro. Senti o aroma das tílias em flor e redescobri as grandes árvores que fazem a avenida.
Há uns tempos atrás a passear no Jardim Botânico em Coimbra encontrei a Alameda das Tilias. A Primavera estava serenamente a chegar às imponentes árvores Uma zona muito calma e serena onde passei algum tempo a não fazer nada e a não pensar, ou seja, a meditar!
Alameda das Tílias - Jardim Botânico de Coimbra
Em casa tenho flor de tília que me foi oferecida pelo meu agricultor/fornecedor de legumes e fruta que visito todos os sábados no mercado da cidade. Estou a secar para fazer infusões para os dias de Outono.
Salva Ananás
1.6.11
Salva Ananás (Salvia Elegans)
Este exemplar, resultado de uma estaca de Março da planta mãe na Hortinha foi alegrar o jardim/hortinha de uns amigos vizinhos!
A salva (Salvia elegans) é nativa do México e da Guatemala, com flores tubulares de um vermelho vivo, que atraem os colibris nas quais se alimentam.O período de floração vai desde Junho até Novembro.Necessita de sol ou meia-sombra, de solo ligeiramente húmido, rico e bem drenado.
É podada junto ao solo após a floração, caso contrário o frio danifica severamente as folhas. Propaga-se por estacas de caule na Primavera e no Outono.
As folhas da Salvia elegans têm um cheiro acentuado a ananás, daí o nome pelo qual é conhecida. São um excelente aromatizante para bolos e doçaria, refrescos, batidos, saladas, gelados e licores. Também fica bem com carne de porco, pato e legumes. Pode ser usada fresca ou seca (poderá perder algum aroma na secagem, ainda não experimentei). O sabor dissipa-se a altas temperaturas, portanto não deve ser submetida a cozedura prolongada. Só deve ser adicionada ao cozinhado no último momento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)