Salva Ananás

1.6.11

Salva Ananás (Salvia Elegans)

Este exemplar, resultado de uma estaca de Março da planta mãe na Hortinha foi alegrar o jardim/hortinha de uns amigos vizinhos!

A salva (Salvia elegans) é nativa do México e da Guatemala, com flores tubulares de um vermelho vivo, que atraem os colibris nas quais se alimentam.O período de floração vai desde Junho até Novembro.Necessita de sol ou meia-sombra, de solo ligeiramente húmido, rico e bem drenado.

É podada junto ao solo após a floração, caso contrário o frio danifica severamente as folhas. Propaga-se por estacas de caule na Primavera e no Outono.
As folhas da Salvia elegans têm um cheiro acentuado a ananás, daí o nome pelo qual é conhecida. São um excelente aromatizante para bolos e doçaria, refrescos, batidos, saladas, gelados e licores. Também fica bem com carne de porco, pato e legumes. Pode ser usada fresca ou seca (poderá perder algum aroma na secagem, ainda não experimentei). O sabor dissipa-se a altas temperaturas, portanto não deve ser submetida a cozedura prolongada. Só deve ser adicionada ao cozinhado no último momento.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis