Viver à troca, será possivel?

21.10.13
Ontem foi dia da palestra organizada pelo Aveiro em Transição sobre trocas solidárias. Eram três oradores e tinham experiências diferentes para partilhar. Primeiro, falou a Andresa Salgueiro que partilhou algumas das suas experiências resultantes do seu projecto de viver à troca. È boa comunicadora e foi muito agradável ouvi-la, dá que pensar esta forma de estar na vida. Mais aventuras no seu blog.




A questão que me coloco a mim mesma é se seria possível com uma família como a minha, com 4 crianças viver à troca... É que aqui em casa as contas multiplicam por 1, 2, 3, 4, 5, 6! Ufa!
Há muitos anos que troco/empresto roupa de criança, brinquedos de criança, livros, filmes, plantas, até um berço e mais tarde uma TV por babysitting, mas viver assim? Mas ouvir a Andresa fez-me pensar que posso pensar em mais formas de troca e não há que ter medo de pedir para trocar. Mas como ela disse é mais difícil pedir do que dar... E aí, meus amigos, também tenho dificuldade. Mas ando a aprender, ai isso ando.

O resto da tarde de tertúlia preencheu-se com o Samuel Machado que já tem uma vasta experiência de mercados de trocas com crianças e com a Adriana Simões, da CM Aveiro, que veio falar do Mercadinho de Trocas e Gaivotas em Aveiro, de crianças para crianças. Projectos interessantes num cenário de consumo consciente. 



Nós por aqui já fomos com elas ao Mercadinho de Trocas em Ilhavo e foi um sucesso. Elas escolheram o que levar, organizaram, montaram, venderam, trocaram, compraram. Divertiram-se!

No final da tertúlia, pelo tempo que os oradores nos deram a Aveiro em Transição ofereceu/trocou umas compotas e umas plantas de segurelha. Olha ali a minha geleia de limão, espero que o Samuel goste.


2 comentários:

  1. Apesar de ser adepta e entuasiasta desta pratica, tenho-me deparado com enormes dificuldades para a por em pratica, numa sociedade que dá cada vez mais importância ao dinheiro. Apesar disso, vou-me apercebendo que uma das não desvantagens da crise financeira actual é exatamente o depsertar das consciências para estas práticas.

    ResponderEliminar
  2. Nós já praticamos as trocas há muito tempo, não é, Rita? Já sabes, aqui sempre vão funcionar as trocas, boleias, roupa, electrodomésticos, babysitting....

    ResponderEliminar

AddThis