Cantharelus e ovos mexidos!

15.10.13
Sou apreciadora de cogumelos silvestres. Já sabia apanhar duas espécies de cogumelos antes de fazer o meu curso de Técnicos de Micologia (PRODER). Depois de passar pelas aulas e passeios de campo do José Augusto Pais  aprendi mais algumas espécies e a reconhecer aquela que não devemos mesmo comer. Para o conhecimento dos cogumelos é preciso paciência e tempo. Paciência porque são sazonais e tempo para ir para o campo e aprender, com os manuais e com quem saiba mais do que nós. E apanhar para comer só o que se tem 100% certeza! Em  caso de dúvida mais vale olhar, observar, registar e esperar por outra oportunidade.

Os meus cogumelos preferidos são os Cantharelus Cibarius, ou como o povo diz, rapazinhos, crista de galo, etc. Para mim têm um certo sabor fumado e característico, intenso e perfumam qualquer prato.
Esta foto de Cantarelos foi tirada em Janeiro de 2012 na primeira vez que fui apanhar cogumelos com uma amiga conhecedora, a Fabienne da Quinta das Delícias.
Como os que tinha congelados já acabaram há muito comprei à Ambifungi um saco de cantarelos secos com os quais resolvi fazer um "revuelto de setas" ou melhor, ovos mexidos com cantarelos. Usei metade do saco para 4 ovos médios. Os cogumelos foram colocados de molho em água morna durante 1 hora. Depois foram escorridos mas aproveitei a água para usar num risotto.
Salteei os cogumelos num pouco de azeite e juntei os ovos batidos com uma pitada de sal. Após deixar coagular um bocadinho fui mexendo até chegar ao ponto desejado, nem pouco nem muito passados, médio.
O resultado está à vista e foi um sucesso. Todos gostaram e terei brevemente de fazer com o resto do saco. E por ai, quem se lança aos cogumelos?


1 comentário:

  1. eu gosto de cogumelos. Muito. Mas só apanhados por ti ou comprados.

    ResponderEliminar

AddThis